Onde acontece.

Área de atuação

[Mapa]
Mapa da subprefeitura de Campo Limpo

A região onde o projeto Jovem, você pode! está sendo desenvolvido corresponde às comunidades do Jardim Rebouças, Olinda e Umarizal, no distrito do Campo Limpo, situado na Cidade de São Paulo.

O Campo Limpo é próximo às subprefeituras de M'boi Mirim e Santo Amaro; por sua vez, o Córrego Pirajussara traça seus limites naturais também com os municípios de Embu e Taboão da Serra. O distrito está localizado a cerca de 20 quilômetros do Marco Zero da cidade de São Paulo.

Considerada uma das regiões mais violentas  da cidade de São Paulo, a periferia da zona sul tem altos índices de exclusão social. O índice de desenvolvimento humano (IDH) da região é igual ou inferior a 0,455*.

A área geográfica do Campo Limpo corresponde a 12,6 km², com uma população de 191.527 habitantes e densidade demográfica  de 13.786,6 hab/km².

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Censo demográfico de 2000.

O número de favelas dessa região é de 237, e a população favelada chega a 122.738 habitantes.

* O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Países com IDH de até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo.

Favelas

Tipo de indicador Campo Limpo Município de SP
Número de favelas 237 2.018
População favelada 122.738 1.160.590
Percentual de população em favelas - % 24,26 11,12
Taxa de crescimento anual da população favelada - % 2,36 2,97

Fonte: Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo - SHDU/PMSP e Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo - PRODAM, Base cartográfica digital das favelas do município de São Paulo/2000.